top of page

Planejando o novo ano com a IOGAR


O início do ano é uma ótima oportunidade para organizar a gestão administrativa e financeira da empresa do seu um restaurante através de planejamento, metas e objetivos.


Provisionamento de contas


Depois de toda a agitação e movimento das festas de confraternizações, o começo do ano no restaurante carrega a sensação de “ressaca” após tantas celebrações, porém cheia de energia e vontade de iniciar um novo ano sanando a gestão financeira em todos os aspectos que envolve o operacional e a gestão do seu empreendimento. Para dar o ponta pé inicial para trazer “saúde” para o gerenciamento da sua empresa, o mais importante é o provisionamento de todas as contas fixas, para todo o ano. Isso mesmo! O provisionamento de contas a pagar e receber, até resumos e balanço financeiro, não só deve ser feito para este período, mas também para os próximos 365 dias.


Assim é possível ter uma visão clara dos custos fixos, isto é, erguer o pilar principal para a “construção” do seu #telhadodevidro. Ou seja, ter o valor estimado (em compras de insumo e gasto do CMV) para vislumbrar o quanto deve ser faturado para manter o restaurante, sem ter prejuízo, e o quanto será necessário faturar para se ter lucro! É preciso conhecer a estrutura de gastos do seu negócio. O Plano de contas é os alicerces da empresa, é o que mantém o restaurante de pé, na estrutura de gastos e recebimentos, promovendo a possibilidade de análise de toda a gestão.


Conhecendo esses valores é possível planejar os meses mais complicados. Existem restaurantes que faturam melhor nas férias, como tem outros com mais movimento no carnaval. Aproveitando o novo ano que desponta, é possível fazer uma análise completa e assertiva para se organizar para os meses mais complicados e também gerenciar seu restaurante mais tranquilidade. Bem, essa é a pauta para este novo post.


Vamos ao primeiro passo: Como provisionar as contas fixas do restaurante?


O método de Inteligência Operacional de Gestão e Automatização de Restaurante (IOGAR) propõe que as despesas devem ser provisionadas através do Plano de Contas do seu sistema de gestão para restaurante. Nesse provisionamento o mais importante é fazer o “desenho” de todos os gastos fixos com a operação e com os colaboradores. É importante listar todos, colocando a data de pagamento e valor do gasto.


Muitos gastos fixos tem variações de valores, como a conta de energia elétrica, a água, o gás, a folha de pagamentos, o transportes de bilhete único, o investimento em marketing, etc. Deve-se estimar um valor, melhor que seja para mais, e colocar a data de vencimento com esse valor, que pode ter variações pequenas, mas que com o tempo pode-se ter uma estimativa bem assertiva de valor real aproximado.


O Plano de Contas é exatamente como deve ser o fechamento final. Ele deverá ser detalhado de acordo com a leitura da meta proposta que o gestor da empresa/restaurante deseja ter. Além de servir para classificar toda movimentação financeira que acontece no sistema.


Toda entrada ou saída de valores deve necessariamente pertencer a algum Plano de Contas. Assim, é possível posteriormente analisar todas as movimentações financeiras. O Tipo 2 e Tipo 3 (se houver) serão onde se especifica, através de subgrupos, detalhadamente a que grupo pertencem. Em um próximo post, será explicado o que é e como funcionam os Grupos E Subgrupos (em breve), mas à princípio vamos aos Tipos do Plano: 1 devem ter basicamente o “esboço”, conforme especificado abaixo:


Tipo do Plano: 1

• DESPESAS COM COLABORADORES

• DESPESAS OPERACIONAIS

• DESPESAS COMUNICAÇÃO

• DESPESAS FINANCEIRAS

• MANUTENÇÃO

• DESPESAS COM SÓCIOS

• CORTESIA

• TRANSPORTE

• IMPOSTOS (a depender)


Para visualizar como podem ser feita as mais variadas formas de total controle do provisionamento, confira a proposta da técnica IOGAR.




Com todos os gastos provisionados, terá um planejamento financeiro da empresa, conhecendo o valor do custo fixo do restaurante e sabendo o fluxo de pagamentos. A partir daí, ter uma visão do calendário de CONTAS A PAGAR e poder até mesmo negociar as datas de pagamentos das compras, pois terá a visão dos dias de maior fluxo de pagamentos.


Dica IOGAR: Existem empresas/restaurantes que concentram em um único dia, 40 a 60% do valor total dos pagamentos das despesas. Esse procedimento pode ser um grande erro, pois atrapalha completamente o fluxo de caixa, e muitas vezes, faz com que a empresa entre na garantia, pagando juros ao banco para que consiga superar esse dia.


Então a importância do provisionar é para equilibrar durante o mês os pagamentos da empresa/restaurante, possibilitando poder negociar com os fornecedores as melhores datas de pagamento para que não interfiram no seu fluxo financeiro.



 
 
 

Comments


CONTATO

Agradecemos seu contato!

Av. das Américas, 700, Bloco 2, Sala 317, Barra da Tijuca - RJ (Cittá América)

Tel.: (21) 96411-6207 | 96811-0901

REDES SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco

© 2021 IOGAR

Inteligência, Organização, Gestão e Automatização de Restaurantes!

bottom of page